O que é CRPB?
A sigla CPRB corresponde à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta. Ela foi instituída inicialmente pela Medida Provisória 540, publicada em 02 de agosto de 2011 e, posteriormente, pela Lei 12.546/2011.
A Contribuição Previdenciária sobre a receita bruta é considerada uma contribuição social de natureza tributária. É destinada ao custeio da previdência social e sua competência é da União Federal.
Primeiramente, a criação da CPRB tinha como objetivo reduzir os elevados custos trabalhistas. Ao mesmo tempo em que visava estimular a manutenção e a geração de empregos no país, de forma a combater a informalidade no mercado de trabalho.
A CPRB é mais conhecida como desoneração da folha de pagamento. De forma simplificada, trata-se de um tributo que substitui a contribuição previdenciária patronal para a contribuição com base na receita bruta.
O que as empresas fazem é pagar uma taxa sobre a sua receita mensal. O valor pode variar conforme o ramo de atividade, setor econômico e produto final.
Sua aplicação deve ser baseada no artigo 12 da Lei 12973/2014, que aplica a contribuição para PIS e COFINS.
Como calcular a CPRB
Legislação e evolução da desoneração
A legislação da desoneração da folha de pagamento teve marcos importantes ao longo dos anos. A Lei 12.546/2011 estabeleceu a obrigatoriedade da desoneração, enquanto a Lei 13.161/2015 permitiu que as empresas escolhessem entre a contribuição convencional e a desonerada, com percentuais variáveis por setor.
Posteriormente, a Lei 13.670/2018 trouxe alterações e, em 31 de dezembro de 2020, encerrou a contribuição substitutiva para 39 setores. Já em 2021, a Lei 14.288 prorrogou a desoneração até 2023 para 17 setores, adaptando-se às mudanças provocadas pela pandemia.
[Article]: Accounting impacts of payroll exemption
Setores beneficiados pela desoneração
A desoneração da folha de pagamento foi estendida até 2023 para setores estratégicos, incluindo:
- Calçados
- Call Center
- Comunicação
- Confecção/Vestuário
- Construção Civil
- Empresas de Construção e Infraestrutura
- Couro
- Fabricação de Veículos e Carroçarias
- Máquinas e Equipamentos
- Proteína Animal
- Têxtil
- TI (Tecnologia da Informação)
- TIC (Tecnologia de Comunicação)
- Projeto de Circuitos Integrados
- Transporte Metroferroviário de Passageiros
- Transporte Rodoviário Coletivo e Rodoviário de Cargas
[Artigo]: O que preciso saber na hora de contratar um funcionário?
Descontos na folha de pagamento entenda os detalhes
Ao abordar a desoneração da folha de pagamento, é essencial compreender os descontos presentes na folha de pagamento em si. Alguns dos principais descontos incluem:
1. Desconto de previdência
Variação de 7,5% a 14% sobre o salário, destinado à Previdência Social.
2. Imposto de renda retido na fonte (IRRF)
Tributação sobre os rendimentos do funcionário, retido pela empresa.
3. Contribuição sindical
Facultativa desde a Reforma Trabalhista de 2017
4. Faltas e atrasos
Descontos por dias não trabalhados sem justificativa.
5. Vale-transporte e vale-alimentação
Regras específicas para descontos, garantindo benefícios aos colaboradores.
[Artigo]: Consequências negativas de uma folha de pagamento errada
Quem pode adotar a desoneração da folha de pagamento?
A desoneração pode abranger empresas que se enquadram em determinadas atividades, conforme estabelecido pela lei. Após as modificações da Lei 12.546/2011, a desoneração tornou-se facultativa, permitindo que as empresas escolham a forma mais vantajosa de tributar a folha de pagamento, seja pela maneira tradicional ou desonerada.
[Artigo]: Os melhores contratos de trabalho – conheça as opções para sua empresa
Quem são os contribuintes do tributo?
São contribuintes todas as empresas que desenvolvem atividades e auferem suas receitas, conforme a descrição dos artigos 7º e 8º da Lei 12.546/2011.
[Article]: Learn what payroll exemption is, how it works and how to calculate it
A CPRB é estadual, municipal ou federal?
Como já citamos no início deste artigo, quem instituiu a CPRB foi a União Federal.
[Article]: The importance of time control
Como é recolhida?
A apuração da CPRB ocorre da mesma forma que nas contribuições do PIS e COFINS. Deve ser paga até o 20º dia do mês subsequente ao mês de competência.
[Article]: Find out how notice works
Existe alguma obrigação acessória atrelada?
As empresas que decidirem optar pela desoneração da folha de pagamento estão automaticamente obrigadas a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações FISCAIS (EFD-Reinf).
[Article]: Understand the importance of Vacation Control
Como fazer a opção pela CPRB?
A opção pela CPRB é manifestada por meio do pagamento da contribuição incidente sobre a receita bruta, referente a janeiro de cada ano, ou à primeira competência subsequente para a qual já exista receita bruta apurada.
[Article]: Human resources department: Duties and importance in people management
Conclusion
Ao entender todos os aspectos da desoneração da folha de pagamento, sua empresa estará mais preparada para tomar decisões estratégicas e aproveitar os benefícios dessa medida. Mantenha-se atualizado sobre as últimas mudanças na legislação para otimizar as rotinas de departamento pessoal e garantir o sucesso do seu negócio.
If you need to rely on experienced accounting advice, capable of providing the best strategies for your company to improve its financial performance, get to know CLM Controller's solutions now.