Qué es el Bloque K: Todo lo que debe saber sobre esta obligación fiscal
Se tem algo que causa dúvidas nos empresários, é o bloco K. Essa é uma das partes do Sped Fiscal ICMS/IPI e tem como finalidade realizar o registro de controle da produção e do estoque. Apesar de ter sido colocado em prática ainda em 2016, sua implantação continua em andamento.
Por isso, é fundamental entender melhor o que é como funciona. É o que vamos apresentar neste post. Além disso, mostraremos os impactos positivos para a gestão e de que forma um serviço contábil, como o da CLM, pode te ajudar. Acompanhe!
[Artículo]: Deleitar al cliente: la clave del éxito empresarial
Afinal, o que é o bloco K?
O bloco K é voltado para o controle da produção e do estoque. Sua finalidade é informar o Fisco a respeito de informações mensais de produção e consumo de insumos, e estoque escriturado de indústrias ou estabelecimentos equiparados e atacadistas. O objetivo, portanto, era obrigar as empresas a instituírem esse controle dos itens adquiridos e não comercializados.
[Artículo]: Deleitar al cliente: la clave del éxito empresarial
As informações repassadas consistem em:
- saldo de estoque;
- perdas no processo produtivo;
- informações sobre o produto acabado;
- produtos fabricados pelo estabelecimento ou por terceiros.
O objetivo é diminuir a sonegação fiscal e evitar que as empresas, mesmo idôneas, apresentem variações e diferenças de inventários, já que isso atrai a fiscalização. O resultado, nesse caso, é a geração de multas e sanções.
Três Dados Essenciais que Moldam as Políticas de Consumo:
Além disso, o governo utiliza essas informações para entender as variações de consumo pelo País. Por isso, é obrigatório apresentar três principais informações:
- registro 0200: é a tabela de identificação dos itens a partir do cadastro de produtos e serviços oferecidos;
- registro K200: é responsável pela escrituração do estoque;
- registro K280: corrige o apontamento da produção.
Esses dados são exigidos porque o bloco K tem como objetivo corrigir a diferenças entre os valores no registro K200. Por isso, não escritura a divergência entre o estoque informado e o bloco H, que se refere ao inventário.
Quais são seus impactos positivos para a gestão?
A empresa obrigada a trabalhar com o bloco K precisa ter um controle maior da produção e do estoque. Com isso, aperfeiçoa seus processos de gestão com a ajuda da tecnologia e profissionais especializados.
Para as empresas menores, esse trabalho se torna um diferencial competitivo, porque as companhias de grande porte devem preferir fechar negócio com os empreendimentos que fornecem os dados da maneira correta.
Com isso, há mais agilidade e profissionalismo na rotina operacional. Outros benefícios são:
[Artículo]: Cumplimiento fiscal, ¡hay que cumplir para crecer!
Aumento da integração
As empresas que atendem a essa exigência precisam organizar o cadastro de produtos conforme a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e sua atividade produtiva. Isso leva à eliminação de códigos duplicados e ao saneamento das descrições, o que faz os registros se tornarem padrão.
[Artículo]: Los empresarios extranjeros ven precio, no valor, en los servicios contables
Melhoria do controle e gestão do estoque
O processo de produção e gestão de estoque na empresa é melhorado com as informações exigidas pelo bloco K. Isso acontece porque é preciso ter mais dados à disposição e utilizar ferramentas específicas, como o Configurador de Produtos e sistemas de gerenciamento empresarial.
[Artículo]: Sepa por qué es importante la gestión fiscal
Aumento da credibilidade da empresa
O negócio que cumpre suas obrigações em dia passa uma imagem de confiança para parceiros e fornecedores. Isso evidencia que a gestão é mais eficiente e a cultura organizacional preza o compliance, ou seja, as boas práticas.
Si necesita contar con un asesoramiento contable experimentado, capaz de proporcionarle las mejores estrategias para que su empresa mejore sus resultados financieros, conozca ahora las soluciones de CLM Controller.


Mejora tus finanzas:
Hable con nosotros

