Gestão de pessoas: tire o máximo da equipe de TI

Você já se perguntou como poderia aumentar a produtividade do seu negócio? Saber como gerenciar uma equipe de TI pode ser o grande diferencial para uma organização que atua em um segmento tão concorrido.

Uma empresa de TI é composta de profissionais com especialidades muito distintas que precisam trabalhar em conjunto para conquistar os desafios propostos. É nas mãos do gestor que está o dever de coordenar as atividades e criar as condições para que todos possam alcançar o seu melhor desempenho.

Para maximizar a produtividade da equipe de TI é fundamental saber como gerenciar pessoas e estruturar os processos internos. Veja neste artigo como você pode colocar isso em prática.

A importância da gestão de pessoas

Grande parte das grandes organizações possuem um departamento específico de gestão de pessoas, mas são poucos os gestores que compreendem a real importância dessas atividades. Muito além de recrutar, capacitar ou demitir funcionários, o trabalho desenvolvido por esse setor afetam diretamente o desempenho de toda a empresa.

Imagine um funcionário que não recebe incentivos dos seus superiores, não trabalha com metas claras e possui um péssimo relacionamento com os colegas de trabalho. São grandes as chances de que esse profissional tenha um desempenho muito abaixo do seu potencial, não é?

Por outro lado, um profissional de TI que está satisfeito com as condições de trabalho e possui motivação para trabalhar diariamente consegue gerar resultados mais sólidos. Para isso, é essencial saber como gerenciar pessoas.

Isso vale tanto para grandes empresas com centenas de funcionários quanto para pequenos negócios em que o gestor possui uma equipe de apenas 3 funcionários. A forma como a liderança é colocada em prática vale em qualquer situação.

Como tirar o máximo da equipe de TI?

Acabamos de ver como a gestão de pessoas é importante para maximizar a produtividade dos funcionários, mas como você pode colocar isso em prática para tirar o máximo da equipe de TI? Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo:

1. Inicie com um bom recrutamento

Gerenciar uma equipe se torna mais fácil quando a equipe é composta de bons profissionais, não é? Por essa razão, o primeiro passo para tirar o máximo da equipe de TI é acertar no momento da contratação de profissionais competentes.

Mais do que isso, é importante fazer uma boa avaliação sobre os perfis de profissionais que você precisa para compor a equipe – buscando suprir todas as lacunas e permitir que o trabalho seja desenvolvido sem que ninguém fique ocioso ou sobrecarregado.

2. Estruture os processos internos

Cada um dos membros da equipe de TI sabe exatamente o papel que deve desempenhar dentro da organização? Os processos estão claros para todos? Saber exatamente qual é o próximo passo a ser dado reduz o tempo de ociosidade e aumenta a produtividade individual.

3. Defina metas realistas

Trabalhar com metas é uma ótima forma de manter a equipe de TI motivada e focada nos objetivos. Porém, é fundamental que essas metas sejam mensuráveis e realistas: nem fáceis demais e nem impossíveis de serem alcançadas.

4. Melhore a comunicação

Uma boa comunicação do gestor com a equipe de TI e entre os membros desse time faz toda a diferença no desenvolvimento dos trabalhos. Quando todos conseguem trocar informações facilmente a tendência é que cresça o desempenho da empresa como um todo.

5. Defina um plano de carreira

Profissionais com talento possuem a ambição de crescer na carreira, certo? Com tantas oportunidades no mercado de TI, definir um plano de carreira atrativo pode ajudá-lo a reter os bons profissionais e manter as operações fluindo.

6. Trabalhe a motivação da equipe

Funcionários motivados apresentam um ótimo desempenho e não medem esforços para conquistar os melhores resultados. Para isso, procure descobrir o que motiva a equipe de TI – indo além das compensações financeiras e oferecendo recompensas atrativas.

7. Invista na capacitação

O mercado de TI está em atualização constante e é preciso se manter informado para acompanhar as novas tendências. Por essa razão, investir na capacitação da equipe pode ser uma ótima forma de manter a qualidade do trabalho ao longo dos meses.

8. Utilize as ferramentas corretas

As ferramentas digitais permitem a automação de vários processos internos das empresas brasileiras. Com a gestão de equipes isso não é diferente. Portanto, você pode buscar por soluções que facilitam o controle das atividades desenvolvidas pela equipe de TI para maximizar o desempenho.

Como você lida com a gestão da equipe de TI na sua empresa? Gostou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário!

2019-01-15T12:15:05-03:00