Quanto tempo demora para abrir uma empresa? 

Quem já viveu a experiência de ser dono do próprio negócio ou está em meio a esse processo, sabe que abrir uma empresa no Brasil pode ser demorado e dispendioso. Essa não é apenas uma impressão de quem empreende no país. Organizações voltadas a conhecer o ambiente de negócios em diferentes mercados já se prestaram ao trabalho de avaliar qual o tempo médio para abertura de uma empresa.

[Artigo]: Saiba porquê a gestão fiscal é importante 

Mas afinal, quanto tempo demora para abrir uma empresa?

Segundo o Banco Mundial, em pesquisa realizada no ano de 2015, o tempo médio para abrir uma empresa no Brasil é de 140 dias. No ranking “Doing Business”, o país ocupa apenas a 140ª, enquanto a Nova Zelândia lidera com um tempo médio de 0,5 dia. Isto é, menos de 1 dia. Vale destacar que em cidades como São Paulo, o tempo médio gira em torno de 20 dias.

Para então nos aprofundarmos no assunto, organizamos alguns tópicos para esclarecer quanto tempo demora para abrir uma empresa, seja MEI e todas as demais, como Sociedade Empresarial Limitada (LTDA), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Empresário Individual (EI). Não deixe de conferir!

[Artigo]: Saiba como se preparar para uma auditoria 

Microempreendedor individual – MEI

O processo para se tornar MEI – Microempreendedor Individual – é extremamente facilitado. Todos os documentos podem ser então enviados de forma online, via portal do empreendedor, que conta com todas as orientações necessárias para quem está em busca de informação.

O portal centraliza então todos os procedimentos para abrir uma empresa: registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), inscrição na Junta Comercial, comunicação com INSS e Alvará Provisório de Funcionamento. Realizado um cadastro único, o sistema gera o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI). Tudo isso de forma inteiramente online e a formalização de sua empresa acontece em questão de dias.

Há de se destacar que o MEI fica condicionado então a faturar no máximo R$ 81.000,00 por ano e poderá contratar apenas um funcionário em nome da empresa com vencimento máximo de um salário mínimo.

[Artigo]: Aprenda a calcular o Lucro Real

Demais casos para abrir uma empresa

Para outros arranjos societários, como Sociedade Empresarial Limitada (LTDA), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Empresário Individual (EI) o tempo para abrir uma empresa será bem mais estendido em relação ao MEI.

Para que tudo fique mais claro e você possa estimar quanto tempo demora para abrir uma empresa, vejamos quais são as etapas para a abertura de uma empresa:

[Artigo]: 7 erros contábeis que podem colocar sua empresa em risco

Documentação

O primeiro passo depois de optar por enquadrar sua empresa em um dos arranjos societários citados, é reunir então toda documentação necessário para dar início ao processo de abertura. Confira a lista com os itens que não podem faltar:

  • cópia autenticada de RG, CPF, certidão de casamento, se casado;
  • comprovante de residência dos sócios;
  • os mesmos documentos devem ser fornecidos pelo administrador, caso este não venha a ser um dos sócios;
  • IPTU do Imóvel;
  • Contrato de Locação do Imóvel, caso seja locado.

[Artigo]: Veja como funciona o planejamento sucessório via holding

Contrato social para abrir uma empresa

Em posse de todos esses documentos, os sócios então devem se reunir para decidir o nome da empresa, o montante de capital social a ser depositado em conta em nome da empresa, endereço da sede (é necessário obter comprovante de endereço do imóvel) e estabelecer regras mínimas de gestão da sociedade empresarial a ser formada.

[Artigo] Erros contábeis que grandes empresas cometem

Registro na junta comercial

É chegada então a etapa em que as coisas já não dependem mais de você ou de seus sócios, que é o processo de registro da empresa na Junta Comercial de seu estado. Por se tratar de um serviço de competência estadual, cado estado contará com um tempo médio para realização do protocolo. Em São Paulo, o tempo esperado para o registro é média de 7 dias.

Junto se obtem:

  • Cartão do CNPJ junto a Receita Federal;
  • inscrição junto a Secretaria da fazenda do Estado.

[Artigo]: Departamento de recursos humanos: Atribuições e importância na gestão de pessoas

Alvará de funcionamento e últimos detalhes

Com o registro na Junta Comercial sua empresa está oficialmente aberta, mas ainda restam alguns detalhes para que ela esteja apta a operar. Levando em conta então que o atendimento do pedido seja célere, podemos supor que o tempo para atendimento da solicitação seja de no mínimo 20 dias.

Por último, será necessário então providenciar cadastro para recolhimento de tributos, como ISS (inscrição municipal), ICMS (inscrição estadual), INSS e FGTS. Por se tratar então de procedimentos que podem ser realizados de forma online, é razoável considerar um prazo máximo de uma semana para estar com tudo pronto.

[Artigo]: Vantagens de ter holerites salários e contratos de trabalho online para indústrias e grandes empresas

Regime tributário

Sendo assim, fazendo as contas, quanto tempo demora para abrir uma empresa no Brasil?

Lembre-se que os apontamentos referentes a prazos trazidos aqui são estimativas, mas servem como bons referenciais para quem está ou estava em dúvida.

Podemos dizer que demora 30 dias para abrir uma empresa no Brasil e estar pronto para emitir a primeira Nota Fiscal. Em um contagem simples, poderíamos reservar 3 dias para reunir toda a documentação necessária e celebração do contrato social; então 7 dias para registro na Junta Comercial e outros 20 dias para obter alvará de funcionamento e demais registros.

Uma das mais importantes fases do processo da abertura da sua empresa é então a escolha do melhor regime tributário para sua organização. Essa decisão é importante, porque, quando errada, pode fazer seu negócio gastar até 30% a mais em imposto.

Existem então diversos materiais gratuitos na internet que o ajudam a escolher o melhor regime tributário. Entretanto, para não errar, solicite sempre o auxilio de seu contador para decidir entre o Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

Se precisar contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar a performance financeira, conheça agora as soluções da CLM Controller.

Faça um Upgrade Financeiro:

Fale com a gente!

WHATSAPP CHAT

Planilha de Cálculo

Lucro Presumido

BAIXE GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 1 =

Ao continuar, você concorda que este site usa cookies apenas para fins estatísticos e funções que aprimoram sua navegação, sem rastreamento pessoal.