Maioria dos varejistas ainda não correlaciona aspectos ESG à cadeia de fornecimento

 

Um estudo realizado pela Amcham Brasil em parceria com a consultoria Humanizadas analisou a prontidão para inovação e a adoção de tendências em 694 empresas de diversos setores. Os resultados revelam que, para seis em cada dez executivos do varejo, o fortalecimento das relações com fornecedores é crucial para impulsionar o crescimento, ao lado da gestão de marca, reputação e fidelização de clientes.

 

 

O que é ESG?

 

ESG refere-se aos critérios ambientais, sociais e de governança que as empresas adotam para avaliar seu desempenho e impacto social e ambiental. Esses critérios incluem práticas sustentáveis, diversidade e inclusão, transparência, ética nos negócios e conformidade com as leis e regulamentações.

 

Leia mais sobre: Impostos que incidem sobre a tributação no comércio exterior

 

Fortalecimento das relações com fornecedores e aspectos ESG

 

Embora a importância das relações com fornecedores seja reconhecida, a pesquisa revela uma lacuna na correlação entre esse fortalecimento e os aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG). Apenas 20% dos varejistas entrevistados acreditam que ações ESG podem impulsionar o crescimento de suas empresas. No entanto, uma estratégia de sustentabilidade robusta, que inclui uma relação próxima e rastreamento da cadeia de fornecedores, pode prevenir riscos legais e reputacionais, além de gerar impacto financeiro positivo.

 

Leia mais sobre: Perspectivas e tendências do comércio exterior em 2024

 

Adoção de critérios ESG e sustentabilidade

 

Para mais da metade dos respondentes, a adoção de critérios ESG e estratégias de sustentabilidade será um dos principais fatores que impactarão suas organizações nos próximos anos. No entanto, muitos executivos ainda subestimam o potencial de inovação da logística e cadeia de suprimentos, reconhecendo baixa capacidade de execução nessa área. Isso ressalta a necessidade urgente de aprofundar o entendimento sobre os aspectos ESG e seu impacto na reputação e sustentabilidade dos negócios.

 

Leia mais sobre: Impostos podem ser obstáculos para empresas estrangeiras no Brasil

 

Como uma empresa pode começar a incorporar critérios ESG em suas operações?

 

Para começar a incorporar critérios ESG, uma empresa pode realizar uma avaliação de seu desempenho atual em relação a esses critérios, identificar áreas de melhoria, estabelecer metas e métricas claras, envolver stakeholders relevantes, implementar políticas e práticas sustentáveis, e monitorar e relatar regularmente seu progresso.

 

Leia mais sobre: Contabilidade para otimizar gestão de estoque em importação e exportação

 

Conclusión

 

O estudo da Amcham Brasil e Humanizadas destaca a importância de fortalecer as relações com fornecedores e integrar critérios ESG na gestão de relacionamento. Essa abordagem não apenas impulsiona o crescimento e a reputação das empresas varejistas, mas também fortalece sua sustentabilidade a longo prazo. É essencial que os executivos do varejo se capacitem e conscientizem sobre os impactos positivos que uma abordagem ESG pode trazer para seus negócios, preparando-os para os desafios e oportunidades do futuro.

 

contenedor-terminal-wharf-transporte

Hoja de cálculo

Plantilla de factura

DESCARGA GRATUITA

Hoja de cálculo

Beneficio presunto

DESCARGA GRATUITA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

8 − seis =

Al continuar, acepta que este sitio web utilice cookies únicamente con fines estadísticos y funciones que mejoren su navegación, sin seguimiento personal.