Maioria dos varejistas ainda não correlaciona aspectos ESG à cadeia de fornecimento

 

Um estudo realizado pela Amcham Brasil em parceria com a consultoria Humanizadas analisou a prontidão para inovação e a adoção de tendências em 694 empresas de diversos setores. Os resultados revelam que, para seis em cada dez executivos do varejo, o fortalecimento das relações com fornecedores é crucial para impulsionar o crescimento, ao lado da gestão de marca, reputação e fidelização de clientes.

 

 

O que é ESG?

 

ESG refere-se aos critérios ambientais, sociais e de governança que as empresas adotam para avaliar seu desempenho e impacto social e ambiental. Esses critérios incluem práticas sustentáveis, diversidade e inclusão, transparência, ética nos negócios e conformidade com as leis e regulamentações.

 

Leia mais sobre: Impostos que incidem sobre a tributação no comércio exterior

 

Fortalecimento das relações com fornecedores e aspectos ESG

 

Embora a importância das relações com fornecedores seja reconhecida, a pesquisa revela uma lacuna na correlação entre esse fortalecimento e os aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG). Apenas 20% dos varejistas entrevistados acreditam que ações ESG podem impulsionar o crescimento de suas empresas. No entanto, uma estratégia de sustentabilidade robusta, que inclui uma relação próxima e rastreamento da cadeia de fornecedores, pode prevenir riscos legais e reputacionais, além de gerar impacto financeiro positivo.

 

Leia mais sobre: Perspectivas e tendências do comércio exterior em 2024

 

Adoção de critérios ESG e sustentabilidade

 

Para mais da metade dos respondentes, a adoção de critérios ESG e estratégias de sustentabilidade será um dos principais fatores que impactarão suas organizações nos próximos anos. No entanto, muitos executivos ainda subestimam o potencial de inovação da logística e cadeia de suprimentos, reconhecendo baixa capacidade de execução nessa área. Isso ressalta a necessidade urgente de aprofundar o entendimento sobre os aspectos ESG e seu impacto na reputação e sustentabilidade dos negócios.

 

Leia mais sobre: Impostos podem ser obstáculos para empresas estrangeiras no Brasil

 

Como uma empresa pode começar a incorporar critérios ESG em suas operações?

 

Para começar a incorporar critérios ESG, uma empresa pode realizar uma avaliação de seu desempenho atual em relação a esses critérios, identificar áreas de melhoria, estabelecer metas e métricas claras, envolver stakeholders relevantes, implementar políticas e práticas sustentáveis, e monitorar e relatar regularmente seu progresso.

 

Leia mais sobre: Contabilidade para otimizar gestão de estoque em importação e exportação

 

Conclusão

 

O estudo da Amcham Brasil e Humanizadas destaca a importância de fortalecer as relações com fornecedores e integrar critérios ESG na gestão de relacionamento. Essa abordagem não apenas impulsiona o crescimento e a reputação das empresas varejistas, mas também fortalece sua sustentabilidade a longo prazo. É essencial que os executivos do varejo se capacitem e conscientizem sobre os impactos positivos que uma abordagem ESG pode trazer para seus negócios, preparando-os para os desafios e oportunidades do futuro.

 

Planilha

Modelo de Invoice

BAIXE GRÁTIS

Planilha de Cálculo

Lucro Presumido

BAIXE GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − cinco =

Ao continuar, você concorda que este site usa cookies apenas para fins estatísticos e funções que aprimoram sua navegação, sem rastreamento pessoal.