Escritório de contabilidade para empresa de propaganda: Veja importância

Contar ou não com um escritório de contabilidade para empresa de propaganda deve ser uma de suas dúvidas, se você for empreendedor nesse ramo.

Sendo assim setor contábil demanda atenção redobrada em qualquer empresa. No caso de contabilidade para empresa de propaganda, isso não é diferente. Um bom acompanhamento periódico, realizado por um profissional competente, pode te poupar de muitos problemas no futuro.

Os negócios envolvidos no meio da propaganda exigem um cuidado especial quanto à contabilidade, legislações específicas e tributações, portanto vamos falar sobre cada um desses pontos, além de te alertar a respeito de algumas dificuldades que você possa vir a enfrentar.

Assim, você ficará por dentro de tudo que um escritório de contabilidade para empresas de propaganda pode oferecer. Para entender melhor como essa assessoria profissional funcionaria para a sua empresa, continue lendo esse post.

[Artigo]: Apostas online no Brasil: impostos e regulamentação

Legislação específica para empresas de propaganda

As agências de propaganda fazem uso dos meios de distribuição de conteúdo para divulgar suas campanhas publicitárias, comerciais e institucionais. Para tudo isso, existe uma legislação vigente bastante específica.

Apesar de ser uma das partes mais trabalhosas e desgastantes de uma agência publicitária, é preciso tem em mente que cuidar da parte jurídica e contábil com responsabilidade é indispensável.

Os motivos que mais geram processos para as agências publicitárias são justamente o uso de informações que ludibriam terceiros e o mau uso de imagens. Violação de privacidade, direitos autorais e divulgação informações falsas também são fontes de grandes problemas.

Dessa forma, a melhor alternativa é ter cuidado e evitar os problemas, pois processos judiciais desse porte podem perdurar por anos, além de terminarem em acordos extremamente caros.

[Artigo]: Veja como diminuir a carga tributária em empresas de jogos online.

Tributação para empresas de propaganda

No Brasil, desde as microempresas até as grandes companhias estão sujeitas a alguma tributação, que em alguns casos podem chegar a 36% da receita.

Para o caso das empresas de propaganda, existem regimes tributários diferenciados. No momento, os três sistemas vigentes são:

  • Simples Nacional, que como o nome já diz, é o mais simples. O recolhimento é feito de uma única vez e inclui os tributos nacionais, estaduais e municipais, além da contribuição do INSS. Recomenda-se para empresas de médio e grande porte.
  • Lucro Presumido, no qual se aplica uma taxa de lucro de 32% para o recolhimento do Imposto de Renda e para Contribuição Social para o Lucro Líquido. O PIS e o CONFINS são fixos. Para as empresas de alta lucratividade, essa é a opção indicada.
  • Lucro Real, no qual se paga uma base de impostos sobre o IRPJ e CSLL, neste caso, tanto o PIS quanto o CONFINS são mais altos. Esse é o sistema recomendado para as empresas que trabalham com a margem de lucro baixa.

Os três sistemas foram apresentados aqui de forma simples e resumida. Na prática, muitos fatores devem ser analisados antes de considerar as recomendações dadas.

Uma dica para quem quer pagar menos impostos é diminuir o pró-labore, que seria o salário dos sócios da empresa. Ele está relacionado a uma série de impostos e contribuições previdenciárias e existem ajustes e acordos que podem ser feitos quando a isso. Mas, com certeza, essa decisão será melhor orientada por um especialista.

[Artigo]: Revisões e adaptações necessárias no planejamento societário de uma empresa em ascensão

Como um escritório de contabilidade para empresa de propaganda ajuda nas dificuldades?

Primeiramente, quando o assunto é legislação e tributação, uma das grandes dificuldades se deve ao fato de que muitas alterações são feitas e quem não está atento acaba tendo problemas.

Outro ponto que acaba gerando transtornos é o nível de detalhamento exigido. Deixar passar um ponto é comum diante de um mar de informações.

A era digital trouxe inúmeras facilidades para o nosso dia a dia, mas em relação à área jurídica das empresas de propaganda não foi tão bom assim. Como resultado a internet permite a rápida propagação de informações, e caso uma agência cometa um deslize com mau uso de imagem ou qualquer outra infração da categoria, a punição é certeira.

As pesquisas também mostram a difícil realidade enfrentada pelo setor: a infinidade de cargas tributárias aplicadas. Diante da situação econômica do Brasil e do aumento dos encargos, têm se tornado cada vez mais complicado manter uma empresa dentro dos conformes.

Para tudo existe solução, não é mesmo?

Neste caso, uma boa assessoria pode resolver seus problemas, além de evitar gastos desnecessários e surpresas com intimações ou sanções. Esse é um investimento que traz resultados muito positivos.

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