O que é preciso fazer para trocar de contador?

Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Neste artigo, nós esclarecemos todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Mulher discute com seu contador
É muito importante que todos os empreendedores tenham consciência da importância da contabilidade para um negócio – (Image by yanalya on Freepik).

Todo empreendedor pode decidir pela troca do contador. Independentemente de qual for a motivação, é sempre o dono da empresa quem decide pela contratação do serviço de contabilidade, tendo em mãos a responsabilidade de encontrar a melhor opção para o seu negócio.

Também não existe um momento para fazer a substituição de profissionais, ou seja, o que vai determinar se é momento de trocar ou não, é a necessidade da empresa.

A contabilidade é um setor essencial para a sobrevivência de qualquer negócio e ninguém quer depender de profissionais que não dão a devida importância para o trabalho e coloca a empresa em risco de não cumprir com suas obrigações.

Se você está analisando a possibilidade de trocar de contador, confira as informações e dicas que mostramos logo a seguir.

Veja mais: Imposto de Renda no Lucro Presumido, saiba como calcular!

Qual a importância da contabilidade?

É muito importante que todos os empreendedores tenham consciência da importância da contabilidade para um negócio.

Todas as empresas, com exceção apenas dos MEIs, têm a obrigação legal de ter um contador. Esse profissional é responsável pela regularização de todas as obrigações fiscais do negócio.

Isso inclui a folha de pagamento, pagamento de impostos, questões relacionadas ao patrimônio, identificação de problemas e manutenção de toda a documentação relativa a tais áreas.

Além disso, o serviço é extremamente importante para a tomada de decisão e planejamento estratégico da empresa, impactando, inclusive, na previsibilidade de crescimento e lucro.

A contabilidade tem uma atuação de grande relevância desde a abertura da empresa, sua expansão e até em casos de encerramento. É ela quem resolve todas as questões fiscais, bem como as pendências de cada uma dessas etapas.

Considerando que o Brasil conta com um sistema tributário complexo, a ajuda de uma contabilidade eficiente é fundamental para cumprir com todos os deveres.

Em contrapartida, um serviço ruim pode acarretar em diversos problemas como o não pagamento de impostos, pagamento de mais tributos do que o necessário, escolha do regime tributário inadequado para o negócio, falta de organização dos documentos contábeis, dentre outros.

Mesmo que o trabalho seja de responsabilidade do contador, é o empreendedor e a empresa quem são responsabilizados pelas irregularidades fiscais, podendo respondê-las na esfera penal.

Portanto, ao identificar que o serviço não atende as necessidades do negócio e coloca sua integridade em risco, trocar de contador é a melhor opção.

Quer uma planilha para executar o cálculo do Lucro Presumido? Baixe agora.

Quando trocar de contador?

O processo de troca de contador ou de escritório de contabilidade é mais simples do que parece. A seguir, pontuamos alguns dos passos principais para você fazer a substituição:

Consulte o contrato atual.

O primeiro passo ao decidir pela troca é conferir o que diz o contrato atual do serviço. Existem escritórios e profissionais que utilizam cláusulas que preveem multas no caso de rescisão ou ainda, a obrigação de aviso prévio.

É por isso que é importante verificar cuidadosamente o documento, a fim de evitar problemas legais.

Verifique possíveis pendências.

Outro ponto importante é verificar se o contador atual não deixou pendências ou situações em aberto que possam prejudicar o andamento das atividades da empresa. Como, por exemplo, parcelamentos de débitos municipais ou federais.

Uma sugestão é analisar os documentos dos últimos 5 anos para verificar se existem pendências que ainda podem afetar o negócio. Embora seja trabalhoso, com isso você mantém a empresa protegida de surpresas após a troca do contador.

Ainda assim, é bom lembrar, que caso existam erros em processos anteriores a substituição, eles são de responsabilidade do escritório que atuou na época.

Saiba o que é contabilidade consultiva, acesse a matéria!

Comunique a sua decisão.

É necessário oficializar sua decisão, seja por e-mail ou por carta registrada em correio, comunicando ao serviço de contabilidade que o trabalho está sendo dispensado.

Neste contato, você deve deixar claro o pedido de encerramento do contrato, a data de término do serviço, requerer toda a documentação que está em posse do profissional e solicitar um relatório da situação cadastral da empresa.

Uma dica é fazer o processo de mudança no fim do mês, de forma que o novo serviço comece a atuar no início do mês seguinte.

Sua empresa está preparada para a LGPD? Tome cuidado… Veja do que se trata!

Contrate um novo serviço.

Assim que você tomar a decisão de trocar o contador, já é indicado buscar por um novo profissional ou escritório de contabilidade. Isso é importante para que você tenha tempo de selecionar um serviço qualificado.

Se você decidiu pela troca do contador e está em busca de um escritório com expertise e profissionais de alto nível para atender as demandas do seu negócio, conheça a CLM Controller.

Temos mais de 40 anos de atuação no mercado, atendendo empresas de todos os tamanhos com profissionalismo, credibilidade e eficiência. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dois =

Ao continuar, você concorda que este site usa cookies apenas para fins estatísticos e funções que aprimoram sua navegação, sem rastreamento pessoal.