A Contabilidade Consultiva vai além da manutenção das rotinas contábeis e financeiras da empresa. Seu propósito é construir estratégias aprimoradas a fim de promover o crescimento do negócio.

Dessa forma, podemos dizer que a Contabilidade Consultiva é uma área da contabilidade que aproxima o contador da gestão. Esse profissional passa a atuar de maneira estratégica e auxilia no processo de tomada de decisão. 

De forma simplificada, o profissional da contabilidade passa a ser um aliado, atuando de maneira consultiva. Além de realizar as operações de rotina da contabilidade, ele realiza o trabalho de analisar os dados da empresa e sugerir pontos de melhoria.

A Contabilidade Consultiva é uma nova forma de fazer a prestação de serviços contábeis, com foco na performance e no crescimento dos clientes.

Enquanto um serviço de contabilidade tradicional está focado na entrega dos serviços básicos, se limitando às questões burocráticas do negócio, a consultiva aposta na tecnologia para automatizar a rotina e se dedica mais a gestão estratégica, dando uma base sólida para a tomada de decisão.

Na contabilidade consultiva o contador é visto como um parceiro fundamental para que a empresa alcance o sucesso. Ele possui autonomia para sugerir melhorias e orientar o gestor sobre as melhores práticas para uma gestão financeira eficiente.

De acordo com uma pesquisa da Paypie, publicada em 2020 pela Forbes, cerca de 70% dos contadores que atuam com empresas de pequeno porte no mundo, já estão utilizando uma abordagem consultiva.

 

Como funciona a Contabilidade Consultiva?

 

Primeiramente, para se estabelecer um trabalho nesse sentido, é necessário que exista uma relação de confiança. Dessa forma, por meio da contabilidade consultiva, a empresa consegue alcançar um maior entendimento dos seus números, a fim de aprimorar cada vez mais o planejamento de crescimento.

Um dos aspectos mais importantes desse modelo de Contabilidade, é que ele é customizado. Todo o trabalho é feito a partir de informações e necessidades específicas de cada negócio.

Por conta disso, é muito importante estar atento à contratação de profissionais que sejam especializados na área de atuação da empresa.

Os profissionais que prestam consultoria analisam dados, registros e todas as movimentações da empresa. Eles devem acompanhar o dia a dia do negócio estabelecendo uma verdadeira parceria com o empreendedor. Com isso, conseguem oferecer melhores soluções para o desenvolvimento empresarial.

 

Quais as melhores opções de contabilidade consultiva?

 

A opção ideal é aquela que consegue atender as necessidades do negócio, de maneira totalmente personalizada.

Ao buscar por um serviço de Contabilidade Consultiva, é de suma importância se informar a respeito dos profissionais que executarão o trabalho. 

É necessário ter claro que a empresa precisa ter experiência com o planejamento tributário, gestão financeira, relatórios de desempenho e outros serviços tradicionais. Além disso, precisa ter capacidade para propor ações concretas a partir da análise de dados.

Além disso, como já citamos acima, é muito importante verificar se a empresa de contabilidade possui experiência com o setor de atuação do seu negócio. Para propor estratégias assertivas, é fundamental ter conhecimento de mercado.

Para fazer essa verificação, você pode pesquisar sobre quais clientes o escritório já atendeu.

 

Quais os benefícios?

 

As entregas realizadas pela contabilidade consultiva são de grande valor para a gestão da empresa, já que servem de subsídio para melhorar a tomada de decisão.

Portanto, um dos benefícios mais importantes dessa modalidade é justamente a obtenção de informação confiável para melhorar o planejamento e tomar decisões mais assertivas.

 Contabilidade ConsultivaO contador que também atua como consultor pode, por exemplo, indicar oportunidades para redução de custos, alterar enquadramentos tributários a fim de reduzir o pagamento de impostos, otimizar o processo de cobranças, dentre outras ações.

Como ele tem sempre à mão os relatórios e diagnósticos da empresa, fica mais fácil sugerir caminhos para melhorar a situação financeira e patrimonial. 

A tecnologia é uma importante aliada da Contabilidade Consultiva. Com a automação de tarefas rotineiras por meio de aplicativos e softwares, o contador acaba tendo mais tempo disponível para cuidar do crescimento do negócio. Portanto, a agilidade das soluções digitais também é um benefício importante.

A tecnologia pode ser utilizada para tarefas como emissão de notas fiscais, conciliação bancária, emissão online de boletos e outros serviços.

Também podemos destacar como benefícios da Contabilidade Consultiva o atendimento personalizado, a geração de relatórios completos sobre o negócio e o amplo conhecimento de mercado.

 

Como aplicar a Contabilidade Consultiva na minha empresa?

 

Para aplicar a Contabilidade Consultiva em um negócio, é necessário encontrar empresas de contabilidade com profissionais qualificados para esse modelo de atendimento, como a CLM Controller.

Além disso, é muito importante que a empresa contratada utilize tecnologia para fazer a automação dos procedimentos rotineiros, a fim de que o profissional possa dedicar mais tempo à análise de informações e ao assessoramento da gestão. 

Você deseja aplicar a Contabilidade Consultiva na sua empresa? Fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Ao continuar, você concorda que este site usa cookies apenas para fins estatísticos e funções que aprimoram sua navegação, sem rastreamento pessoal.