Contabilidade para agências de Publicidade e Propaganda
Como a contabilidade para agências de publicidade e propaganda pode ajudar:
É importante que toda empresa de médio e grande porte tenha em mente que o processo da Contabilidade deve ser realizado com total responsabilidade. Para isso, as agências de Publicidade devem estar atentas às suas particularidades. E, nesse post vamos dar dicas preciosas, para que as empresas de Marketing possam encontrar a melhor terceirização para os assuntos financeiros.
Diferente do que acontecia no passado, as agências de Publicidade estão lidando de outras maneira com as questões financeiras. Pois, atualmente as agências de Publicidade, são responsáveis por gerenciar grande parte das verbas publicitárias. Ou seja, para que os colaboradores das empresas de Publicidade e Propaganda não fiquem sobrecarregados com assuntos financeiros, o ideal é que se faça a terceirização do financeiro.
É preciso ficar atento não apenas às verbas publicitárias em grandes empresas de Publicidade e Propaganda. Fluxo de caixa, para que se tenha uma real dimensão de quanto dinheiro entra e sai de sua empresa. Receita e faturamento, com observação especial de toda a carga tributária. Todas as contratações extras e os riscos no orçamento que isso pode causar. E, o mais importante dos tópicos, o controle financeiro realizado através da terceirização especialmente voltada para as agências de publicidade.
[Artigo]: Encantar o cliente: a chave para o sucesso empresarial
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa que será realizado para agências de publicidade e que pode ser feito de maneira terceirizada, vai levar em conta alguns aspectos em especifico. São ser observadas as Receitas, que são as quantias a serem adicionadas ao caixa; são observadas as Despesas, que vão desde gasto com pessoal, e até mesmo despesas com água, luz e telefone.
A grande diferença na Contabilidade com foco para agências de publicidade, é observar a ordem dos pagamentos dos anúncios. Pois, em geral, os anúncios das mídiais digitais são pagos de maneira antecipara para serem veiculados.
A terceirização do departamento financeiro por parte das agências de Publicidade, deve ser realizada de maneira a ter consciência dos reais recursos financeiros da empresa. Pois, a maioria das agências de Publicidade e Propaganda lida em seu fluxo de caixa com verbas de terceiros e em momento de arrocho, é perigoso que se faça uso dessa verba. Ou seja, ela precisa ficar longe das receitas da empresa, e quem pode realizar esse controle, é a Contabilidade para agências de Publicidade.
[Artigo]: Negligenciar a contabilidade pode custar muito caro para o empresário
Diferenças entre Receita, Faturamento e Tributação
As agências de Publicidade e Propaganda possuem regimes tributários diferenciados. Mas, as empresas terceirizadas para a Contabilidade podem escolher entre os três sistemas de tributação vigentes em nosso país.
Podem ser escolhidos o Simples Nacional; que tem como objetivo simplificar a tributação. Sendo assim será recolhido de apenas uma vez todos os tributos nacionais, estaduais e municipais e a contribuição patronal do INSS; uma das melhores opções para empresas de médio e grande porte, com muitos colaboares.
Outra opção para o recolhimento dos tributos é a escolha pelo Lucro Presumido, onde se coloca uma taxa de lucro de 32% para o recolhimento do Imposto de Renda e para a Contribuição Social para o Lucro Líquido e valores fixos para o COFINS e para o PIS. Essa escolha pode ser feita para aquelas empresas que possuem maior lucratividade.
Mas, entre as opções de Contabilidade para as empresas de Marketing e Propaganda, pode ser analisada a possibilidade de acessarem a tributação pelo Lucro Real. Essa forma consiste em pagar uma base de impostos sobre o IRPJ e CSLL. Porém, recomendada também para empresas que operem com margens mais baixas de lucro. Outra questão que se deve ser levada em conta nessa escolha, pois o COFINS e o PIS são mais altos nesse caso.
[Artigo]: Saiba porquê a gestão fiscal é importante
Muito cuidado com contratações extras
Atualmente, há muitos colaboradores que não trabalham com regime de CLT, mas sim por demanda, e no mercado de Marketing e Propaganda, isso vem se tornando algo muito comum. Esse regime de trabalho podem ter custos mais baixos, mas muitos colaboradores extras, acabam por gerar muitas despesas.
Pois, mesmo que a maioria dos colaboradores freelancers trabalhem de maneira remota, há ainda despesas com esse tipo de contratação. Portanto, a Contabilidade com foco em agência de publicidade, tem como meta o cálculo dessas despesas geradas pela contratação de freelancers. Ou seja, formas de pagamento e também a análise de suprimentos para os trabalhadores remotos são calculadas pelo departamento Financeiro e a Consultoria Contábil, pode ser de grande ajuda nesse planejamento.
[Artigo]: Reforma tributária para pequenas e médias empresas
Contabilidade para agências de publicidade
Existe uma necessidade de cuidados financeiros na gestão do Fluxo de caixa para as agências de Publicidade. E também há uma infinidade de cargas tributárias, que deve ser muito bem observada pelos profissionais do departamento financeiro. Contratar uma empresa terceirizada para agência de Marketing pode auxiliar as empresas para que não levem nenhum susto ou recebam intimações institucionais ou venham a sofrer sanções.
Ter uma empresa contratada para a terceirização do controle financeiro das agências de publicidade e empresas de marketing, que sejam excelentes conhecedoras do assunto tributário. Ter parceiros em consultoria contábil pode evitar que sua empresa de Marketing e Propaganda pague mais impostos ou taxas desnecessárias por falta de conhecimento acerca da tributação.
O processo de controle contábil deve ser realizado de maneira eficiente e de maneira periódica pela terceirização contábil para empresas de marketing e publicidade. Ou seja, períodos para que se realizem a Contabilidade e o fluxo de caixa, devem ser fixados de acordo com um planejamento prévio. Não existem regras quanto a esse período, porém o ideal é que ambos não sejam realizados em período de tempo muito longo.
Porém, temos de ter muito claro que a integração entre o departamento financeiro e com as empresas que farão a terceirização contábil das empresas de marketing deve ser absoluta. Pois, a falta de informações ou dos reais valores das despesas e receitas pode ser um empecilho para o trabalho dos escritórios de Contabilidade.
No atual mercado competitivo e visa lucros e crescimento, a pesquisa por bons prestadores de serviços de terceirização para agência de publicidade e marketing tem sido muito grande. Certifique-se que a empresa contratada é idonea e não perca mais dinheiro com tributação.
Se precisar contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar a performance financeira, conheça agora as soluções da CLM Controller.