O que é gestão financeira 

A gestão financeira é um conjunto de ações, métodos e processos que permitem o controle, análise e planejamento das atividades financeiras de uma organização.

De forma simplificada, são todas as ações destinadas a administração dos recursos de um negócio. Seu objetivo é garantir a saúde das operações.

Uma boa gestão financeira permite uma tomada de decisão mais assertiva com relação a investimentos, captação de recursos e expansão de negócio.

[Artigo]: Compliance tributário, você deve cumprir para crescer!

Para que serve a gestão financeira?

A gestão financeira serve para manter equilibrados os gastos de uma organização em relação aos ganhos, para que ela opere de maneira lucrativa.

Ela trabalha com o controle e análise de todos os indicadores financeiros e, a partir deles, fornece ao gestor um cenário preciso de onde a empresa está e para onde está indo.

Ela serve tanto para mostrar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo, quanto para determinar o potencial para investimento em novas áreas, equipamentos, software, pessoal, etc.

[Artigo]: Negligenciar a contabilidade pode custar muito caro para o empresário

Pilares da gestão financeira

Existem 4 pilares que são considerados fundamentais para a gestão financeira de qualquer negócio. Veja a seguir.

[Artigo]: Vantagens de ter holerites salários e contratos de trabalho online para indústrias e grandes empresas

Planejar

O planejamento visa definir as metas a serem alcançadas, levando em conta diversos fatores. Entre eles estão a análise da situação financeira, identificação das oportunidades de investimento e a otimização dos recursos.

Ao planejar, as empresas determinam suas metas e traçam planos considerando cenários adversos, como possíveis emergências, crises e outras dificuldades.

[Artigo]: Saiba quanto custa um funcionário para sua empresa

Controlar

O controle financeiro nada mais é do que a verificação da execução dos processos. Ele permite então acompanhar em tempo real o desenvolvimento de ações e, caso necessário, propor correções de forma ágil.

O controle financeiro pode ter caráter corretivo ou preventivo e evita erros, prejuízos e retrabalho.

[Artigo]: Saiba fazer o cálculo do ponto de equilíbrio da sua empresa

Analisar

Este pilar compreende duas etapas: a análise de dados e a análise de resultados. A primeira visa otimizar os processos, enquanto a segunda busca por melhores oportunidades para otimizar as entregas. Uma ação complementa a outra.

[Artigo]: Departamento de recursos humanos: Atribuições e importância na gestão de pessoas

Investir

Na gestão financeira, todo investimento então deve se basear em dados. Eles precisam trazer resultados mensuráveis e que contribuam para a saúde do negócio.

Dessa forma, investir é sempre uma ação estratégica. Seja para a compra de ativos, aquisições de equipamentos, contratações ou qualquer outra operação.

[Artigo]:  A importância do seguro de responsabilidade para proteção dos clientes 

Qual a importância da gestão financeira para uma empresa?

A má administração dos recursos financeiros pode acarretar em sérias consequências para um negócio, sendo assim, por exemplo, investimentos ruins, dívidas, estagnação e até mesmo falência.

A gestão financeira é crucial então para garantir o desenvolvimento e o crescimento contínuo de qualquer negócio. Ou seja, se uma empresa quer crescer, ela precisa se dedicar a administração responsável e inteligente de seus recursos financeiros.

É por meio desse trabalho que é possível então identificar se os recursos estão sendo direcionados de forma correta. Além disso, com uma boa base dados fica mais fácil cortar custos extras.

A administração dos recursos financeiros está diretamente relacionada com a saúde de um negócio e sendo assim com a garantia de continuidade da sua atuação. Quanto melhor for a gestão financeira de uma organização, maiores então são as chances de que ela consiga alcançar suas metas.

A gestão financeira é importante para:

  • Honrar os compromissos financeiros feitos pela organização;
  • Manter uma relação de confiança e credibilidade com funcionários e fornecedores;
  • Investir da melhor maneira possível no crescimento do negócio;
  • Aumentar a receita e manter o caixa positivo;
  • Preservar o patrimônio da empresa;
  • Manter a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos;
  • Manter o negócio atrativo para investidores.

[Artigo]: A complexidade fiscal no Brasil

Quais são as consequências de uma má gestão financeira?

A gestão financeira é uma prática empresarial que produz ações e reações. Caso ela seja mal executada, consequentemente, o negócio passará então a ter suas metas comprometidas e operará com risco de prejuízos.

Entre as consequências mais comuns estão as perdas financeiras. Elas podem acontecer a curto prazo, mas também a longo prazo. Ou seja, a má execução pode ir drenando a empresa ao longo do tempo, comprometendo a sua capacidade financeira e o potencial de investimento.

Com isso então, o negócio não consegue se desenvolver, mantém-se estagnado e em determinado momento, pode ocorrer uma queda. 

Dados do IBGE mostraram que das empresas criadas no Brasil em 2012, cerca de 40% acabaram fechando em 5 anos de atuação. Isso é então resultado de má gestão financeira.

[Artigo]: Saiba porquê a gestão fiscal é importante

Erros mais comuns na gestão financeira de uma empresa

  • Falta de análises periódicas de desempenho;
  • Gestão ineficiente do estoque;
  • Finanças pessoais dos proprietários misturadas com as do empreendimento;
  • Desconsideração do capital de giro;
  • Falta de planejamento e prioridades;
  • Antecipação de recebíveis descontrolada;
  • Falta de ferramentas de controle.

[Artigo]: Saiba como se preparar para uma auditoria

Como um sistema tecnológico de gestão pode ajudar o setor financeiro?

Os avanços da tecnologia têm permitido a criação de soluções cada vez mais eficientes para otimizar a gestão financeira de empresas. 

Os Sistemas tecnológicos de gestão automatizam processos essenciais da organização e ajudam então a mantê-la competitiva no mercado. 

A adesão de um bom sistema pode então trazer resultados surpreendentes para o negócio, como: 

  • Automação de processos, garantindo então muito mais rapidez e assertividade;
  • Centralização das informações, ou seja, todos os dados são mantidos em um único lugar, sem riscos de perder informações;
  • Gestão eficiente do estoque;
  • Monitoramento detalhado de dados e informações com emissão de relatórios;
  • Controle assertivo dos recursos.

[Artigo]: Aprenda a calcular o Lucro Real

Onde encontrar um sistema tecnológico de gestão financeira?

Apesar de existirem muitas soluções disponíveis atualmente no mercado, contratar um sistema de gestão financeira que combine tradição com tecnologia de ponta pode ser um grande desafio.

Mas, a boa notícia é que você chegou ao lugar certo! A CLM Controller é um escritório de contabilidade com soluções únicas para o seu negócio. Nossos sistemas têm parceria com empresas como Oracle, Ommie e Conta Azul.

Se precisar contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar a performance financeira, conheça agora as soluções da CLM Controller.

Faça um Upgrade Financeiro:

Fale com a gente!

WHATSAPP CHAT

Planilha de Cálculo

Lucro Presumido

BAIXE GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =

Ao continuar, você concorda que este site usa cookies apenas para fins estatísticos e funções que aprimoram sua navegação, sem rastreamento pessoal.