Principais mudanças da nova reforma tributária veja seu impacto nas empresas

Leia sobre as principais mudanças propostas na Nova Reforma Tributária e como elas podem afetar sua empresa. Saiba como se preparar para possíveis adaptações em suas operações e a importância de estar atualizado sobre o cenário tributário

Com a aprovação da primeira fase da Nova Reforma Tributária pela Câmara dos Deputados, o tema tem sido amplamente discutido no Brasil. Embora ainda dependa da votação no Senado Federal, é essencial que as empresas estejam atentas às mudanças propostas, pois elas podem afetar diretamente suas operações e a carga tributária vigente. 

A Nova Reforma Tributária visa, entre outros objetivos, simplificar o sistema tributário, desburocratizar processos e criar um ambiente mais seguro para investidores, com potencial de aumentar a economia do país em médio e longo prazos. No entanto, é importante lembrar que cada negócio será impactado de maneira diferente, dependendo do segmento e da localização na cadeia produtiva. 

[Artigo]: Alterações no RICMS/SP: crédito de ICMS 2023

Substituição de tributos por Imposto sobre bens e serviços (IBS) e contribuição sobre bens e serviços (CBS)

A principal mudança proposta pela Reforma Tributária é a substituição progressiva do IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS por um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) devido aos Estados e Municípios e uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) devida à União. Essa medida tem o objetivo de simplificar o sistema tributário, reduzir o embaraço normativo e eliminar a guerra fiscal entre municípios e estados. 

[Artigo]: Entendendo as mudanças no EFD-REINF

Setores com cadeia produtiva longa podem se beneficiar

Empresas com cadeia produtiva mais longa, como a indústria, podem se beneficiar com a reforma, pois ela prevê o fim do imposto cumulativo. Com a possibilidade de descontar o imposto pago em cada etapa de produção, é esperado que setores industriais tenham uma redução na carga tributária. 

[Artigo]: STF considera válida cobrança de contribuição assistencial para sindicato

Setores de serviços podem sofrer aumento significativo na carga tributária

Já as empresas prestadoras de serviços, que possuem cadeia produtiva curta, podem experimentar um aumento significativo na carga tributária. Além disso, elas não poderão tomar créditos do maior insumo que possuem, que é a mão-de-obra assalariada. Isso pode impactar negativamente o setor de serviços, que é o maior empregador no país.

[Artigo]: Reforma tributária para pequenas e médias empresas

Possível tributação dos dividendos

Outra mudança que está sendo cogitada é a tributação dos dividendos, o que pode agravar ainda mais o aumento da carga tributária para empresas de serviços e profissionais liberais. Caso a reforma inclua a tributação dos dividendos, é provável que essa medida afete diretamente a renda do empresário prestador de serviços.

[Artigo]: Planejamento tributário para empresas de telecom

Necessidade de adaptação das empresas

As mudanças propostas pela Nova Reforma Tributária exigirão adaptações das empresas, que precisarão remodelar suas estruturas internas para assegurar o cumprimento das obrigações tributárias. É importante que as empresas estejam preparadas para as possíveis alterações no sistema tributário e que

busquem orientação de profissionais especializados em contabilidade e direito tributário. 

[Artigo]: Veja como funciona o processo administrativo fiscal

Se adaptar é se informar

A Nova Reforma Tributária traz perspectivas de mudanças significativas para o cenário tributário brasileiro. As empresas devem estar atentas às propostas em discussão no Senado e preparadas para possíveis adaptações em suas operações.  

É fundamental buscar orientação de especialistas para entender o impacto específico que as mudanças terão em cada negócio e, assim, garantir a conformidade fiscal e a continuidade das atividades empresariais. Ficar atualizado sobre as mudanças tributárias é essencial para uma gestão financeira eficiente e para tomar decisões estratégicas que possam maximizar os resultados da empresa. 

Se precisar contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar a performance financeira, conheça agora as soluções da CLM Controller.

Faça um Upgrade Financeiro:

Fale com a gente!

WHATSAPP CHAT

Planilha de Cálculo

Lucro Presumido

BAIXE GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − treze =

Ao continuar, você concorda que este site usa cookies apenas para fins estatísticos e funções que aprimoram sua navegação, sem rastreamento pessoal.