Desvendando a Operação Falso Simples

 

Você, empregador, sabia que agora tem a oportunidade de regularizar o pagamento da contribuição previdenciária antes mesmo de uma possível fiscalização? É isso mesmo! A Receita Federal está realizando a Operação Falso Simples, visando identificar empresas que têm apresentado informações incorretas sobre sua condição de optante pelo Simples Nacional na Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). Essa operação tem como objetivo garantir a correta arrecadação das contribuições previdenciárias.

 

 

Identificação de inconsistências

 

Durante a análise realizada pela Receita Federal, foram identificadas empresas que informaram erroneamente a condição de optante pelo Simples Nacional na GFIP, o que pode resultar na falta de recolhimento da contribuição previdenciária. Essas inconsistências foram apuradas referentes ao ano-calendário de 2020, demonstrando a importância de uma correta prestação de informações por parte das empresas.

 

Leao-em-cima-de-pedra-e-logo-da-receita-federal

 

NFS-e: Receita Federal lança o aplicativo da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.

 

Processo da operação

 

A Operação Falso Simples consiste em uma análise minuciosa e no cruzamento de dados fornecidos pelas empresas na GFIP e no Portal do Simples Nacional. Essa análise detalhada permite à Receita Federal identificar as empresas que estão em situação irregular quanto ao recolhimento das contribuições previdenciárias, garantindo assim a correta aplicação das normas tributárias.

 

Aprenda como calcular o Simples Nacional

 

Aviso de autorregularização

 

As empresas que foram identificadas com inconsistências receberão o Aviso de Autorregularização, que será enviado tanto pelo correio quanto por meio de mensagem na Caixa Postal no e-CAC da Receita Federal. Esse aviso contém detalhes das irregularidades encontradas e estabelece um prazo de 60 dias para que as contribuições sejam regularizadas ou as declarações sejam retificadas, evitando assim possíveis autuações e multas.

 

Entenda mais sobre: Contribuinte, contribuinte isento e não contribuinte do ICMS

 

Prazo para regularização

 

É importante que as empresas que receberem o Aviso de Autorregularização ajam rapidamente para regularizar sua situação. O prazo de 60 dias estabelecido pela Receita Federal permite que as empresas corrijam as informações prestadas, garantindo assim a conformidade com as normas tributárias e evitando penalidades futuras.

 

Veja os os 5 malefícios de não contratar uma contabilidade especializada

 

Continuidade da operação

 

A Operação Falso Simples não se encerra com o envio dos avisos de autorregularização. A Receita Federal continuará emitindo alertas aos contribuintes de forma contínua, abrangendo aproximadamente 16 mil pessoas que apresentaram divergências totalizando R$ 821 milhões. Essa abordagem contínua visa garantir a correta arrecadação das contribuições previdenciárias e manter a regularidade fiscal das empresas.

 

Descubra quais são 7 erros contábeis que podem colocar sua empresa em risco

 

Consequências da não regularização

 

Após o prazo estipulado para a autorregularização, as empresas estarão sujeitas a autuações e multas para a cobrança da contribuição previdenciária não declarada. Portanto, é fundamental que as empresas que receberem o Aviso de Autorregularização ajam prontamente para evitar essas penalidades e manter sua situação fiscal regularizada.

 

Iimportante! compliance tributário, você deve cumprir para crescer!

 

Garanta a conformidade tributária com as soluções de Outsourcing da CLM Controller

 

Agora que você está ciente da Operação Falso Simples e dos procedimentos para regularização das contribuições previdenciárias, não perca tempo! Garanta que sua empresa esteja em conformidade com as normas tributárias e evite possíveis autuações e multas. A regularização precoce é fundamental para manter a saúde financeira e a reputação da sua empresa. a CLM Controller se destaca ao oferecer soluções em outsourcing que podem ajudar a simplificar e otimizar as operações fiscais e contábeis da sua empresa.

 

Planilha de Cálculo

Lucro Presumido

BAIXE GRÁTIS

Faça um Upgrade Financeiro:

Fale com a gente!

WHATSAPP CHAT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 16 =

Ao continuar, você concorda que este site usa cookies apenas para fins estatísticos e funções que aprimoram sua navegação, sem rastreamento pessoal.